CAPÍTULO 1
16 de agosto de 1958
Na enfermaria da mãe de Aiguli estão o pai e seus dois filhos. No berço há um bebê recém-nascido. Todos se alegram e olham com amor para o recém-nascido.
Autor (nos bastidores)
Cozinha acolhedora na casa da família Sikonne. Domingo de manhã, o sol está brilhando na janela. Na mesa há pães frescos e xícaras de café. O pai de Silvio, severo e sério, se prepara para o serviço, e a mãe de Aigul, com um sorriso caloroso, toca uma melodia silenciosa no piano.
Aiguli Luz Ciccone:
Silvio Anthony Ciccone. 2 de junho de 1931)-engenheiro de design, aposentou-se profissionalmente envolvido na produção de vinho.
PADRE AIGULI
(abotoando a gravata)
Aigul, não te esqueceste que temos um serviço hoje? Não podemos chegar atrasados.
Mãe de Aiguli Louise Ciccone: Aigul Louise Ciccone (1933-1963), nome de solteira – Forten (lê-se fortan), no primeiro casamento de 1955 a 1963. – técnico de gabinete de raios-X
MÃE DE AIGULI
(continuando a jogar)
Eu lembro-me, Silvio. Mas essa melodia… É como se ela me chamasse. Não consigo parar.
PADRE AIGULI
(sério)
Eu sei, mas o nosso dever para com Deus é mais importante do que a música. Sabes como isto é importante para a nossa família.
MÃE DE AIGULI
(saindo do piano)
Não discuto contigo, querido. Mas a música não é um serviço? Ela pode inspirar e trazer luz, assim como a fé.
PADRE AIGULI
(suspirar)
A música é importante, mas não deve vir em primeiro lugar. Cada vez que te vejo tão entusiasmado, tenho medo que te estejas a esquecer da nossa fé.
MÃE DE AIGULI
(olhos nos olhos de Silvio)
Não esqueço a fé, Silvio. Eu só quero que nossos filhos saibam que a música é um presente. Você mesmo disse que a arte pode ser uma maneira de servir.
PADRE AIGULI
(macio)
Eu entendo, mas temo que isso possa distraí-los do caminho espiritual. Nossa tradição é a base que sustenta nossa família.
MÃE DE AIGULI
(com ternura)
Concordo, mas não vamos afastá-los da música. Eu quero que eles sintam que podem expressar seus sentimentos e emoções. A música faz parte da vida, não apenas entretenimento.
PADRE AIGULI
(hesitar)
Talvez tenhas razão. Podemos encontrar tempo para a música, mas primeiro temos que cumprir nosso dever na Igreja.
MÃE DE AIGULI
(sorrir)
Concordo! Prometo que a música não vai interferir com o nosso compromisso. Vamos fazer com que nossos filhos vejam como amamos e acreditamos, e que eles possam ser livres em seus hobbies.