Vahan Teryan – poeta e figura pública

О книге

Авторы книги - . Произведение относится к жанру историческая литература. Оно опубликовано в 2023 году. Книге не присвоен международный стандартный книжный номер.

Аннотация

Vahan Teryan é um poeta e figura pública armênio. Ele é conhecido por seus poemas tristes e românticos, dos quais os mais famosos ainda são lidos e cantados em diversas versões musicais.

Читать онлайн Андрей Тихомиров, Мелине Кочарян - Vahan Teryan – poeta e figura pública


Relações da Armênia com a Rússia

Ao longo dos séculos, a Armênia perdeu sua independência e caiu sob o domínio de invasores estrangeiros, depois recuperou sua independência. Seus limites mudaram. Os constantes pogroms e perseguições aos armênios levaram ao fato de que algumas regiões da Armênia ficaram desertas. Em todo o planalto Armênio, os restos de cidades armênias, fortalezas, estruturas de irrigação foram preservados. No primeiro terço do século XIX. sob o Tratado de Turkmanchai, a Armênia Oriental tornou-se parte da Rússia. A região Armênia foi formada a partir dos canatos de Erivan e Nakhichevan. Em 1828-1829. como resultado da guerra russo-turca, as cidades armênias de Kars, Ardagan, Bayazet, Erzurum foram transferidas para a Rússia, que, no entanto, foram devolvidas à Turquia sob o Tratado de paz de Adrianópolis (1829). Nas primeiras três décadas do século XIX. cerca de 150 mil armênios migraram do Irã e da Turquia para a Armênia Oriental. O ato de adesão da Armênia à Rússia teve um enorme significado progressista. Ele predeterminou todo o curso posterior do desenvolvimento socioeconômico e político da Armênia. O povo da Armênia Oriental foi para sempre libertado da ameaça de destruição física e embarcou no caminho do desenvolvimento progressivo, ligando seu destino ao destino do povo russo. O escritor iluminista X. Abovyan, o democrata revolucionário M. Nalbandian, o poeta popular O. Tumanyan e outros iluministas armênios, expressando as aspirações das massas, viram no povo russo, na introdução da cultura russa, no movimento social avançado russo, a salvação de seu povo e a possibilidade de seu desenvolvimento econômico e cultural.

No entanto, a Armênia, sendo uma periferia atrasada da Rússia czarista, tinha uma economia extremamente subdesenvolvida. A indústria foi representada por pequenas empresas semi-manufatureiras, principalmente para o processamento de matérias-primas agrícolas. As grandes empresas eram apenas as minas de cobre e as fábricas de cobre em Alaberdi e Zangezur. Grande parte das empresas industriais estava nas mãos do capital estrangeiro. Na agricultura predominava a técnica primitiva. A pecuária era extensiva.

A entrada da Transcaucásia no caminho do desenvolvimento capitalista fortaleceu seus laços econômicos com a Rússia, o que, por sua vez, ligou ainda mais estreitamente o movimento de Libertação Nacional dos povos da região ao movimento operário da Rússia.


Рекомендации для вас