Comportamento delinquente

О книге

Авторы книги - . Произведение относится к жанрам социология, социокультурная деятельность. Оно опубликовано в 2024 году. Книге не присвоен международный стандартный книжный номер.

Аннотация

O processo de socialização atinge um certo grau de conclusão quando a pessoa atinge a maturidade social, que é caracterizada pela aquisição de um status social integral pela pessoa. No entanto, no processo de socialização, falhas, fracassos são possíveis. A manifestação das deficiências de socialização é um comportamento desviante (desviante ou delinquente).

Читать онлайн Андрей Тихомиров, Марина Попова - Comportamento delinquente


Introdução


Delinquente do latim delinquens-cometendo um delito, um infrator, um termo usado para se referir a pessoas com comportamento socialmente desviante (criminosos, etc.). Este termo na sociologia muitas vezes denota várias formas de comportamento negativo das pessoas, a esfera dos vícios morais, desvios dos princípios, normas de moralidade e direito. As principais formas de comportamento desviante incluem delinquência, incluindo Crime, embriaguez, dependência de drogas, prostituição, suicídio.

Numerosas formas de comportamento desviante indicam um estado de conflito entre o interesse pessoal e o interesse público. O comportamento desviante é, na maioria das vezes, uma tentativa de sair da sociedade, escapar das adversidades e problemas da vida cotidiana, superar um estado de incerteza e tensão através de certas formas compensatórias. No entanto, o comportamento desviante nem sempre é negativo. Pode estar associado ao desejo do indivíduo por um novo, avançado, uma tentativa de superar o conservador, impedindo-o de avançar. Diferentes tipos de criatividade científica, técnica e artística podem ser atribuídos ao comportamento desviante.

1. Conceito de comportamento delinquente


Os problemas mais prementes do estado atual da cultura mental da população são causados por um aumento acentuado no estresse informativo e emocional, levando a uma deterioração significativa no bem-estar mental de uma pessoa, aumento da ansiedade e alienação. A queda no nível de saúde mental da sociedade é evidenciada pela incapacidade de uma parte significativa de pessoas de sair otimamente de estados estressantes, um aumento no número de apelos a formas autodestrutivas de comportamento (álcool, drogas, suicídio, etc.), um aumento no número de psicopatologias e formas de comportamento desviante. Esses problemas são agravados pela falta de um sistema de assistência psicológica especializada oportuna e gratuita a uma pessoa em uma situação de crise; propaganda da mídia de um estilo de vida que afeta negativamente o estado físico e mental do indivíduo.

No aspecto científico e prático, o problema da distinção entre norma e pa-tologia, naturalmente, assume uma forma mais concreta, mas mesmo aqui permanece extremamente complexo.

Tanto a observação real quanto o uso de métodos psicológicos modernos de pesquisa revelam a existência de uma enorme variedade de parâmetros que caracterizam a atividade mental humana em diferentes condições e, o que é especialmente importante, uma gama excepcionalmente ampla de flutuações desses parâmetros (indicadores psicofisiológicos, propriedades de caráter, características de personalidade, etc.) em diferentes pessoas. Ed. Artemyeva A. V., M., "Vlados", 2006, p. 187).


Рекомендации для вас